A revisão de conteúdo é o tópico mais requisitado quando falamos de hábitos de estudo e da construção de uma rotina de estudo. Grande parte dos estudantes até reconhece a importância de revisar o conteúdo estudado, mas, infelizmente, essa mesma parcela ainda acredita em diversos mitos sobre a revisão.
Por isso, neste post falaremos dos mitos mais comuns sobre a revisão de conteúdo. Se você está em processo de preparação para o ENEM ou para outros concursos, não deixe de conferir as nossas dicas!
1 – Todo conteúdo deve ser revisado
O primeiro mito muito comum sobre a revisão de conteúdo é a ideia de que todo conteúdo deve ser revisado. Muitos estudantes realizam uma sessão de estudo, aprende um conteúdo novo e, em seguida, determinam um dia para revisá-lo.
Contudo, lembre-se: nem todo conteúdo deve ser revisado. Apenas o conteúdo que passou por sessões de aprofundamento. Ou seja, não é só porque você estudou algo hoje que deverá revisar num futuro próximo. A própria seleção de qual conteúdo deve ser aprofundado, e em seguida, revisado, é essencial.
Se você planeja seus estudos com o objetivo de revisar tudo aquilo que foi visto, então está num caminho errado. Aprenda a selecionar o conteúdo que deve ser revisado. Em geral, são aqueles conteúdos de base ou fundamentais para uma boa prova.
Mais ainda, tenha em mente que deve existir um momento correto para revisar o conteúdo. Para saber mais sobre como organizar suas sessões de estudo a partir dos níveis de aprendizado, aprofundamento e revisão, confira nosso texto:
2 – É necessário revisar sempre
O ato de revisar o conteúdo serve apenas para consolidar o conteúdo na memória de longo prazo. Por isso, o processo de revisão deve ser sempre espaçado. Ou seja, não é necessário revisar o conteúdo sempre. Você deve revisá-lo em acordo com um certo intervalo de tempo.
Em 1885, o psicólogo Hermann Ebbinghaus descobriu que nossa memória atua segundo o que ele chamou de “curva de esquecimento”. De acordo com Ebbinghaus, nossa memória entra em processo de “esquecimento” na medida em que não lembramos o conteúdo ao longo do tempo.
Com isso, Ebbinghaus estabeleceu a ideia de repetição espaçada. Ou seja, de treinar a memória dentro de um intervalo de tempo para que, assim, possa evitar a curva de esquecimento. Segundo alguns autores, os momentos de revisão do conteúdo devem ocorrer
Número da revisão | Momento da revisão |
1 | Após 24h de estudar o conteúdo |
2 | Após 3 dias de estudar o conteúdo |
3 | Após 7 dias de estudar o conteúdo |
4 | Após 21 de estudar o conteúdo |
Aqui é possível alterar algumas dessas datas, mas é necessário programar uma revisão por 4 vezes dentro de intervalo de tempo similares. Essa é uma das melhores estratégias de revisão. O melhor caminho é adaptar às suas necessidades.
3 – Revisar é reler o conteúdo
Revisar não é reler. Esse é um outro mito comum sobre a revisão de conteúdo. Revisar é treinar o conteúdo e exercitar a sua memorização. Durante as suas sessões de revisão, procure treinar tudo o que pode lembrar daquele conteúdo.
Além disso, elabore perguntas, resolva questões e, principalmente, treine também a sua compreensão de tudo. A memória, aliada ao treino, é o principal caminho para a consolidação do conteúdo na memória de longo prazo. O active recall está entre as técnicas mais eficiente para revisar conteúdo, veja mais aqui
4 – Revisar é olhar o mesmo material
Esqueça esse hábito horrível de revisar o conteúdo simplesmente olhando as suas notas de estudo. Infelizmente, o mais comum é encontrarmos alunos que simplesmente revisam o conteúdo lendo as notas de estudo no caderno. Isso é um erro gigante.
É necessário construir um material de revisão adequado. Veja as técnicas de active recall para construir um material de revisão rico e capaz de treinar sua compreensão em diversas dimensões. Aqui estão alguns dos materiais que vale utilizar na sua preparação para o ENEM:
- Flash-cards;
- Perguntas de compreensão e active recall;
- Mapas mentais;
- Sessões de técnica de Feynman;
- Treinos de memorização.
Técnicas de revisão de conteúdo com a Logos Isolados
A Logos Isolados é uma empresa especializada na preparação para concurss ou para vestibulares. A empresa oferece uma mentoria de estudos para concursos que visa auxiliar alunos na construção de uma rotina de estudos sólida e eficiente. Clique aqui e conheça nossos cursos!