Saber como se preparar para um concurso é o primeiro passo para garantir a sua a provação. Estudar para concursos vai muito além de somente gostar ou de ter o hábito de estudar. É necessário disciplina e planejamento. Neste texto, falaremos sobre como estudar para concursos do modo correto.
Falaremos sobre os principais erros que as pessoas cometem ao iniciar sua preparação e o que você deve fazer para corrigi-los. Se você está iniciando no mundo da preparação para concursos, não deixe de conferir. Vamos lá?
1. Estudar sem propósito
O primeiro erro a ser evitado em qualquer preparação para concursos é o de estudar sem propósito. Esqueça a ideia de sentar para estudar sem ter um cronograma definido de tudo o que você deve fazer naquele dia.
Estudar sem propósito significa não ter uma ideia clara do seu objetivo e do seu processo de estudo. No mundo dos concursos, o planejamento é a chave do sucesso. É ideal que toda sessao de estudo sua tenha um propósito muito claro, dentro de um cronograma produzido de acordo com suas necessidades.
2. Não ter um cronograma
O segundo erro fatal para uma preparação é não ter um cronograma adaptado para o tempo que você tem disponível. Este cronograma deverá focar nas suas fraquezas e levar em consideração a ordem de aprendizado dos conteúdos.
Já ouviu aquela história do sujeito que recebe um prazo de tempo para cortar uma árvore e ele passa 90% do tempo afiando o machado? Pois é, você deve fazer o mesmo ao se preparar para concursos. É necessário pensar constantemente na sua preparação.
Você deve pensar na técnica de estudo, no cronograma a ser seguido, em quais conteúdos devem ser aprendidos e em que ordem. Esse é o mínimo para que você consiga tirar o máximo de proveito do tempo disponível.
Esqueça os hábitos de estudo que você adquiriu ao longo de sua vida escolar. De nada adianta querer estudar tudo, na última hora, e de um modo completamente desordenado. Quando falamos em concursos, é necessário pensar em otimizar ao máximo o seu aprendizado!
3. Não ter consistência
Este é o erro que mais causa reprovações. Se você não consegue ter consistência nos estudos, então você ainda não começou a se preparar seriamente. Muito provavelmente, você ainda é daquelas pessoas que se inscreve na prova para “ver no que vai dar”.
Lamento dizer: você não tem muita chance. Afinal, você vai para a prova contando apenas com a sorte e não com o seu conhecimento ou com a sua habilidade de aprendizado. A realidade é que você nem merece passar. Ter uma boa consistência é o primeiro passo para conseguir avançar nos estudos.
Para desenvolver consistência em qualquer atividade é necessário uma única coisa: estruturar o seu dia para executar aquela tarefa. Se o seu dia não tem qualquer estrutura e você faz qualquer coisa a qualquer hora, sobretudo estudar, então você jamais terá consistência em qualquer coisa.
Aqui, a sua tarefa é simples: eliminar tudo aquilo que pode ocorrer no seu dia e atrapalhar a sua sessão de estudos. Eis algumas dicas do que fazer para desenvolver e ajustar a sua consistência nos estudos:
- Ter um horário fixo para os estudos;
- Ter meta de estudos diária e semanal;
- Manter um registro diário de quanto tempo foi estudado (tempo real, sem distração);
- Ritualizar suas ações antes do horário de estudos, isto é, organizar uma rotina diária a ser executada sempre da mesma forma;
- Manter seu ambiente de estudos sempre organizado;
- Sempre fazer uma refeição adequada antes de uma sessão de estudos .
4. Não controlar as distrações
Lembre-se: sua mente joga contra você. Ela é treinada para ter atenção em tudo e não em uma única atividade. Elimine todos os gatilhos que te fazem procrastinar. Redes sociais, celular, tvs, música, o que quer que seja.
Utilize tudo isso apenas como recompensa, isto é, permita-se utilizá-las somente após uma boa sessão de estudos. Quer checar o Instagram? Somente depois de 2 horas de estudo. Quer assistir série? Somente depois de estudar tudo o que está planejado para o dia.
É assim que tornamos as distrações em recompensa. O seu ambiente de estudos deve jogar a seu favor. Se o seu celular é um problema para você, então deve mantê-lo em modo avião até o momento de finalizar sua sessão de estudos.
No livro Indistractable, o autor Nir Eyal comenta dois tipos de gatilhos para a perda de atenção, são eles os gatilhos internos e os externos. Os gatilhos externos são aqueles que nascem do ambiente, isto é, eletrônicos, estímulos externos, barulhos e tudo aquilo que retira a nossa concentração.
Em contrapartida, os gatilhos internos são aqueles que nascem de nossas dificuldades inerentes ao processo. Um de nossos principais gatilhos internos é a ansiedade. É importante que você saiba domar sua ansiedade ao lidar com uma sessão de estudos.
5. Não resolver questões
Este é um ponto em que as pessoas mais confundem. Em geral, as pessoas acreditam que apenas porque estudaram o conteúdo estarão completamente preparadas para resolver as questões daquele conteúdo. Isto é completamente falso. Estudar e resolver questões são atividades cognitivas distintas.
Você deve se habituar ao processo de lidar com questões. Toda sua preparação, a partir de agora, deverá focar em se habituar a este processo particular. Resolver questões envolve várias dimensões distintas, como controle emocional, habilidade em lidar com a ansiedade e de gerenciamento de tempo.
É por isto que você deve treinar o máximo possível sua habildade de resolver questões. Muita gente acredita que tudo se resume a aprender o conteúdo. Porém, nada poderia estar mais distante da verdade.
Por isso, resolva muitas questões, mesmo que seja de bancas diferentes. Treine sua capacidade de intrepretação, aprenda a gerenciar sua concentração e comece a cronometrar o tempo que você leva para responder um determinada bateria de questões. Tudo isso aperfeiçoará muito a sua preparação para a prova.
Melhore seus hábitos de estudo com a Logos Isolados
A Logos Isolados é uma empresa atuante no nicho de preparatórios on-line para ENEM e concursos. Para alunos que desejam aperfeiçoar sua rotina de estudo e obter uma maior eficiência no aprendizado, a Logos oferece diversos cursos e treinamentos de hábitos de estudo. Confira!