Manter a concentração nos estudos ainda é um dos grandes desafios enfrentados por estudantes de todos os níveis, idades, ou em qualquer grau de escolaridade. Isso ocorre porque a concentração é uma capacidade plástica, a qual se altera junto com o tempo, a rotina e o tipo de atividade exercida no dia a dia.
Neste texto, ensinaremos técnicas básicas e eficientes para te ajudar a melhorar sua concentração na sua rotina de estudos. Apesar de parecer algo difícil, a verdade é que não precisa de técnicas mirabolantes para melhorar a concentração. Vamos lá?
Qual a importância da concentração para estudar?
Antes de falar em qualquer outro tópico, é importante abordamos a importância da concentração para uma rotina de estudos eficiente e com bom aproveitamento. Com certeza você já tem essa intuição de que a falta de concentração pode atrapalhar muito os estudos, porém é necessário esclarecer alguns pontos importantes.
O primeiro deles é aceitar que não vale a pena “forçar” uma sessão de estudos se sua concentração já foi pelo ralo em um determinado dia. Se você teve um dia cheio e desgastante, talvez o melhor seja estudar no outro dia ou realizar alguma tarefa que exija pouco da sua concentração.
O segundo ponto importante é entender que diferentes atividades podem exigir graus distintos da sua concentração. Portanto, antes de decidir realizar uma certa tarefa em determinado momento do dia vale a pena se perguntar “eu vou ter o nível de concentraçao necessária para realizar tal atividade?”
Por exemplo, se você sabe que terá apenas o fim do dia disponível para aproveitar para os estudos, e sabe também que naquele horário nao terá um bom grau de concentração disponível, não valerá a pena tentar uma atividade como aprender um conteúdo novo.
Talvez o mais indicado seja uma revisão de matéria mais simples ou até mesmo resolver questoes de grau de dificuldade menor apenas para ajudar na fixação de um conteúdo.
Ter atençao com esses dois pontos te ajudará a internalizar a lição maior de todo esse texto e que já te daremos agora: aprenda a gerenciar a sua concentração. Falaremos mais sobre isso, mas já te adianto que esse é o grande segredo para ter mais concentração nos estudos.
O que fazer para se concentrar nos estudos?
A nossa concentração é uma atividade cerebral que oscila ao longo do dia. Isso significa que ela não é constante e tende a diminuir na medida em que o tempo passa. Ou seja, na medida em que ficamos cansados e alteramos nossa atenção com diferentes atividades.
Pense em um dia comum. Ao acordar, logos após o café da manhã, nossa concentração está em seu nível mais alto. A partir daí, geralmente começamos a desperdiçá-la com outras atividades, como o trabalho, o acesso constante a redes sociais, whatsapp e atividades similares.
Ao longo do dia, na medida em que vamos dissipando nossa energia, nosso nível de concentração diminui junto ao cansaço. É aí que vai se tornando mais e mais difícil de estudar e realizar atividades intelectuais.
Assim, espero que você já tenha entendido que os especialistas recomendam estudar logo pela manha porque o seu nível de energia (também o de concentração) está em seu ápice. Aqui já vai uma técnica super importante:
- As atividades que exigem maior concentração devem ser feitas durante o seu ápice de concentração. Após isso, encaixe outras atividades menos complexas ao longo do dia.
Técnicas infalíveis para aumentar a concentração nos estudos
Agora que já explicamos o básico de como funciona a concentração e de como utilizá-lo de um modo estratégico, ensinaremos algumas regras básicas que com certeza irão melhorar suas sessões de estudo:
- Não acesse redes sociais antes de realizar sua primeira sessão de estudo do dia. Sim, essa é uma regra fundamental. Hoje em dia, desperdiçamos nossa concentração já nas primeiras horas do dia com o uso de redes sociais e outros aplicativos.
- Certifique-se de que está bem alimentado antes de iniciar sua sessão de estudo. Eu sei que parece bobo, mas é muito comum encontrarmos pessoas que não conseguem se concentrar nos estudos porque possui péssimos hábitos alimentares.
- Treine sua concentração. Comece com sessões de estudo curtas (sempre com a técnica pomodoro), de pelo menos 25 minutos diretos, e vá aumentando o tempo a cada semana. Nossa concentração deve ser treinada para melhorar com o tempo.
- Você não vai melhorar sua concentração se não possui uma boa rotina de estudos. Se você é daqueles que estuda na segunda-feira e na terça-feira, mas salta a quarta-feira e deixa para estudar apenas na sexta-feira, lamento dizer, mas sua concentração não melhorará.
- Falta concentração ou motivação? Aprenda a diferenciar ambos. Se você não consegue começar a estudar, falta motivação. Se consegue estudar, mas logo vem a ansiedade e você quer parar, falta concentração. Há uma receita diferente para resolver cada caso.
Mentoria de estudos com a Logos Isolados
A Logos Isolados oferece cursos exclusivos para alunos que desejam aperfeiçoar suas técnicas de estudo e conseguir uma rápida aprovação em ENEM e em outros concursos públicos. Conheça nossos cursos!