A falta de ânimo para estudar está entre as reclamações mais comuns entre estudantes de todos os níveis e necessidades, desde aqueles que se preparam para ENEM e concursos, como até mesmo aqueles que já cursam ensino superior ou pós-graduação.
Apesar de ser um problema comum, o que se sabe é que a falta de ânimo é um problema que pode ter diferentes fatores, desde causas físicas e hormonais, até mesmo psicológicas.
Neste texto, para te ajudar a identificar as causas que podem estar te atrapalhando, separamos 7 fatores que podem te ajudar a identificar o que você pode melhorar para dar um up no seu ânimo na hora de estudar. Confere aí!
1 – O seu horário de estudo
De todas as dicas de estudo mais importantes, nunca subestime a importância do horário de estudo. É muito comum encontrar alunos que reclamam da falta de ânimo para estudar, mas apenas estudam sempre em horário inadequados.
Se você só estuda à noite, quando o seu corpo já está cansado e já desperdiçou toda a energia e concentração, é natural que não encontre mais ânimo para estudar. Estudar nas primeiras horas, ou no primeiro turno do dia, é o ideal porque o seu corpo está com energia e ainda com boa capacidade de concentração.
2 – O seu ambiente de estudo
Sim, o seu ambiente de estudo pode estar causando a sua falta de ânimo para estudar. Se você estuda em um ambiente com muito barulho e com muita distração, está na hora de resolver esse problema. Veja também:
3 – Estudar de modo desorganizado
Um fator diretamente ligado a nossa falta de ânimo para estudar é a sensação de não sair do lugar. Ou seja, é a sensação de que tudo aquilo ali é uma perda de tempo porque, afinal, “não estou aprendendo nada”.
Se você está sempre brigando com essa sensação, saiba que a principal causa é o estudo desorganizado. Estudar de modo desorganizado significa estudar qualquer coisa a qualquer hora. Por isso, comece a organizar suas sessões de estudo. Planeje o que deve ser visto em cada dia.
4 – Acreditar que a falta de ânimo para estudar não é natural
Sim, há uma certa parcela da falta de ânimo para estudar que é absolutamente natural. Tenha em mente que estudar é uma tarefa árdua mesmo, além de ser cansativa e enfadonha. Portanto, é natural que você sinta uma certa falta de ânimo e até mesmo indisposição.
Acredite: não é só você que sente essa falta de ânimo. Toda pessoa sente. A grande diferença é que muitas se acostumaram a vencer esse desconforto através da rotina. Muitas pessoas simplesmente se acostuam a vencer o desconforto de estudar.
É como frequentar a academia ou qualquer outro esporte. O treinamento será sempre árduo e cansativo, mas os atletas simplesmente se acostumam a vencer esse desconforto inicial e fazer o que deve ser feito. Faça o mesmo com os estudos.
5 – A alimentação durante a sessão de estudo
Outro fator responsável por trazer aquele desanimo na hora de estudar é a alimentação inadequada. Se você é daquelas pessoas que se enche de doces e carboidratos durante a sessão de estudos, certamente desanimará muito rápido e não aguentará muito tempo.
A alimentação durante a sessão de estudos deve ser sempre moderada. Tome muita água e evite o excesso de estimulantes, açúcares e carboidratos. Quando você reduzir esses alimentos, sentirá um aumento na falta de ânimo, mas logo seu corpo se acostumará e você perceberá uma enorme diferença.
6 – Não utilizar recompensas
As recompensas são elementos fundamentais para se manter sempre animado e envolvido com os estudos. Um dos caminhos para vencer a falta de ânimo para estudar é jogar com recompensas o tempo inteiro.
Tá querendo um chocolate ou a sua comida predileta? Prometa-se comer apenas depois de finalizar toda a sessão de estudo planejada para aquele dia. Estabeleça uma recompensa por completar toda uma semana de estudo ou até mesmo um mês.
Durante o meu doutorado, eu sempre estabelecia uma fatia de torta da minha doceria predileta por finalizar uma semana de estudos completa. Acredite, pensar naquela torta me ajudava a vencer cada sessão de estudo durante a semana.
Além de te ajudar com a falta de ânimo para estudar, acostumar-se a ter uma recompensa somente depois de realizar um determinado objetivo fará uma diferença gigante em todas as áreas da sua vida.
7 – Não se preparar para a sessão de estudo
Um fator muito comum entre pessoas que afirmam não saber como ter vontade estudar é não se preparar para a sessão de estudo. São as pessoas que estudam em qualquer lugar, em qualquer condição, de qualquer jeito.
Um atleta se prepara antes de um treino. Ele mentaliza, pensa o que fazer, escolhe seu melhor material, aquece o corpo e a mente antes de começar o seu treino. Faça o mesmo. Jamais simplesmente sente e comece a estudar.
Crie o seu ritual de preparo. Antes de começar a estudar, organize sua mesa, verifique suas canetas, veja o que deve ser estudado hoje, bote uma música para elevar seu ânimo e, somente depois, comece. Esse tipo de ritual fará uma enome diferença em todo o aproveitamento da sua sessão de estudo.
Hábitos de estudo com a Logos Isolados
A Logos Isolados é uma empresa especializada em orientar alunos em processo de preparação para ENEM, concursos e vestibulares. A Logos possui diversos materiais gratuitos para auxiliar alunos a aprimorar sua rotina de estudos e desenvolver hábitos de estudo consistentes. Confira aqui os principais produtos!
Acompanhe também todas as novidades da Logos Isolados no Instagram!