Você sabia que a própria forma como você anota durante a aula tem uma influência direta sobre o seu aprendizado? A forma de anotar indica diversos hábitos seus de como organizar o conhecimento e como se comportar diante do processo de aprendizado.
Por isso, certos erros de anotação podem ser cruciais em conseguir diminuir a sua capacidade de aprendizado e de compreensão de um conteúdo. Se você anota tudo errado, é bastante provável que terá ainda mais dificuldade para entender o que foi visto.
Neste post, vamos te ajudar a aprimorar suas técnicas de anotação na hora da aula. Acompanha aí que vamos falar os cincos erros a evitar na sua forma de anotar durante as aulas. Vamos lá!
1 – Só anotar o que o professor fala
O primeiro erro sério, mas, infelizmente, muito comum na hora de anotar é o de só anotar o que o professor fala. Esse é o erro do aluno obediente que anota tudo o que o professor fala, mas mesmo assim só anota aquilo que o professor fala e nada mais.
Na hora da aula, você deve anotar tudo aquilo que parece relevante para você e não apenas para o professor. Se algo lhe pareceu importante, anote mesmo que o professor não tenha falado.
O primeiro segredo para melhorar sua técnica de anotação é ter em mente que você é o principal responsável pelo seu aprendizado, não o professor. Por isso, a responsabilidade de decidir o que deve ser anotado é inteiramente sua!
2 – Só anotar o que está no quadro
Esse é um erro muito ligado ao anterior, mas que vale a pena frisar. É o erro do aluno que tem um caderno “espelho”, isto é, aquele caderno que é uma cópia idêntica ao que o professor escreveu no quadro.
Escrever o que o professor escreveu no quadro é um erro, então? Claro que não, mas você não deve ter medo de ir além do que está no quadro. Você pode, por exemplo, anotar comentários dos seus amigos, outros comentários que o professor fez, não escreveu, mas que lhe pareceu interessante, e assim por diante.
Ou seja, não existe uma regra. Porém, é importante lembrar que você não precisa se limitar somente ao que foi escrito pelo professor. Isso nos leva a uma outro erro importante:
3 – Não anotar as próprias perguntas e comentários
Na hora de anotar durante as aulas é importante que você torne suas notas exclusivamente suas. Isso significa que suas notas terão seus próprios comentários, dúvidas, grifos, marcações, e assim por diante.
É muito importante que o seu texto seja “vivo”, algo com o qual você interagiu diversas vezes ou até mesmo constantemente. Alunos bons possuem anotações vivas, cheias de marcações e comentários pessoais. Ou seja, de interações com o texto.
4 – Não organizar em ordem cronológica
Sim, nunca esqueça de anotar tudo na ordem cronológica e dentro da progressão feita pelo professor. Se você é daqueles alunos que estão sempre anotando em qualquer folha de qualquer matéria do caderno, então é a hora de começar a mudar esse hábito.
A organização é o primeiro requisito para anotações bem feitas. E anotações bem organizadas são sempre mais fáceis de entender. Pode até ser que toda a dificuldade que você tem com certos conteúdos seja proveniente do fato de não saber organizar as informações da maneira correta.
Portanto, avalie sua organização!
5 – Não desenvolver o próprio sistema de anotações
Outro passo importante na hora de organizar suas anotações durante a aula é desenvolver seu próprio sistema de anotações. Alunos bons fazem isso. Eles desenvolvem formas próprias de organizar o conteúdo, de destacar certas informações, de comentar, de frisar o que é importante, e várias técnicas que os ajudam a se orientar dentro daquelas anotações.
Ter um sistema de anotações significa desenvolver coordenadas próprias para tudo o que está anotado. Coordenadas que só você entenderá. Pode ter certeza: quanto mais você organiza suas notas, mais conseguir avançar nos seus estudos e na compreensão dos conteúdo.
Gostou deste texto? Não deixe de olhar nossos produtos sobre hábitos de estudo! Clique aqui!