Estamos há menos de um mês para prova do ENEM 2021 e, como sempre, há os alunos perdidos, que não conseguiram se preparar e agora vivem o desespero de tentar ver tudo o que for possível até o dia da prova.
Se você está lendo isso, é provável que seja um desses alunos. É provável também que esteja se perguntando: e agora? O que fazer? Neste post, vamos te dar uma resposta muito simples para essa pergunta: focar na redação.
E para continuar te ajudando, vamos te dar dicas importantíssimas de como se preparar para a redação ENEM e garantir uma nota razoável na sua pontuação. Acompanha aí!
1 – Identifique os seus pontos fracos
A primeira coisa a se fazer para melhorar sua preparação para a redação é identificar os seus pontos fracos. Qual sua maior dificuldade: iniciar o texto, finalizar, construir alusões, conectar os parágrafos, ou alguma outra?
É muito importante que você seja capaz de reconhecer e apontar suas principais dificuldades na hora de escrever uma redação. Depois disso, você saberá exatamente o que deve ser melhorado no seu texto.
2 – Treine os conectores entre parágrafos
Não esqueça de treinar os conectores entre os parágrafos para garantir um texto bem construído e de fácil leitura. Os conectores são muito importantes na redação e são um dos elementos responsáveis por conferir coerência ao texto final.
3 – Treine templates de redação
Sim, é muito importante que você encare a redação do ENEM tendo diversas estruturas de texto já memorizadas e treinadas. Muitos alunos não sabem lidar com templates e erram em querer memorizar cada expressão e tudo o que deve ser dito, mas isso é um erro.
Você deve entender bem e treinar apenas a estrutura pronta. Na verdade, se você não entende bem as estruturas, é possível até que o template seja prejudicial à sua nota. Por isso, é muito importante o cuidado, o treino e a atenção com o texto.
4 – Lembre-se das alusões
Outro fator muito importante para que você se sinta preparado para a redação ENEM é ter um conjunto de autores, de dados e de escritores para construir suas alusões. Aqui entra outro ponto sensível: construa alusões sobre aquilo que você se sente seguro e sabe que domina.
É muito comum alunos citarem autores dos quais eles nada conhecem e, assim, acabarem afetando a coerência do seu texto. Nesses casos, pode apostar que o avaliador notará e baixará diretamente sua nota.
Portanto, selecione os autores por tema e com base naquilo que você já entende. Isso garantirá uma maior segurança na hora de produzir o seu texto. (Quer aprender alusões importantes para o ENEM 2021? Não deixe de conferir aqui)
5 – Tenha seus autores coringas
Ainda sobre as alusões: tenha seus autores coringas. Ou seja, saiba que tipo de autor selecionar para cada possível tema. É bem verdade que a prova do ENEM é bastante imprevisível, mas com certeza vale a pena estar preparado o máximo possível.
(Não esqueça de assistir nossa série de autores coringas para a redação ENEM! Clique aqui)
(Já viu o Intensivo de Redação para o ENEM 2021 da Logos Isolados? Faça já sua pré-inscrição até 30/10! Clique aqui!)